Data: 04-04-2012
Criterio:
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Espécie amplamente distribuída (EOO=186.653,450 km²) encontrada em áreas de florestaombrófila densa e estacional semidecídua na Mata Atlântica principalmente na Bahia. Em uma das localidades de coleta, a espécie é considerada abundante. Encontrada em pelomenos seis unidades de conservação (SNUC). Não há registro de ameaça ou evidência direta de declínio populacional para a espécie.Dessa maneira a espécie é considerada como "Menos preocupante" (LC) em relação aorisco de extinção. Entretanto o estado de conservação das subpopulações do Espírito Santo devem ser estudadas, uma vez que ocorrem de forma isolada em relação às subpopulações da Bahia.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Ruellia affinis (Schrad.) T. Anderson;
Família: Acanthaceae
Sinônimos:
Espécie descirta pela primeira vez em Nat. Pflanzenfam. [Engler & Prantl] 4, Abt. 3b: 311. 1895.
Considerada trepadeira abundante em um trecho de Floresta Estacional Semidecídua Submontana, na Chapada Diamantina (Couto et al., 2011). Na Reserva Biológica de Una a espécie apresentou um indivíduo em clareira e dois em sub-bosque adjacente às clareiras (Martini, 2002).
Espécie endêmica do Brasil, ocorre no Estado da Bahia (Profice et al., 2011) e Espírito Santo (CNCFlora, 2011).
Espécie considerada como um arbusto escandente (Profice, com. pessoal), ou ainda comoliana (Couto et al., 2011). Ocorre na Mata Atlântica (Profice et al., 2011), em Floresta Ombrófila Densa/Aberta e Floresta Estacional Semidecidual (Kameyama, 2009). Apresenta os inseto como agente polinizador, e dispersão autocórica (Profice, com. pessoal).
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre na Estação Biológica de Santa Lúcia, APA Municipal da Serra da Jibóia, ARIE Serra do Orobó, Reserva Biológica do Mico-leão e na RPPN Serra do Teimoso (CNCFlora, 2011).
Ocorre também na Reserva Biológica de Una (Martini, 2002).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" (VU) pela Lista de Espécies Ameaçadas do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
- PROFICE, S.R.; KAMEYAMA, C.; CÔRTES, A.L.A. ET AL. Acanthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB000033>. Acesso em: 15 de Setembro de 2011.
- KAMEYAMA, C. Acanthaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.186, 2009.
- COUTO, A.P.L.; FUNCH, L.S.; CONCEIÇÃO, A.A. Composição florística e fisionomia de floresta estacional semidecídua submontana na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil., Rodriguésia, v.61, p.391-405, 2011.
- MARTINI, A.M.Z. Estrutura e composição da vegetação e chuva de sementes em sub-bosque, clareiras naturais e área perturbada por fogo em floresta tropical no sul da Bahia. Tese de Doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002.
- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.
- PROFICE, S. Comunicação pessoal da especialista Sheila Profice para o analista de dados Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho, pesquisador do CNCFlora.
CNCFlora. Ruellia affinis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ruellia affinis
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41